A cada dia são aprimorados os conhecimentos sobre a atuação e eficácia do Pilates no tratamento e condicionamento de diversas estruturas do corpo. Dentre essas há o assoalho pélvico.
O assoalho pélvico é formado por um conjunto de músculos, fáscias e ligamentos localizados entre o púbis e o cóccix.
Função: estas estruturas são responsáveis pela sustentação dos órgãos pélvicos; controle da continência urinária e fecal e função sexual.
Principais disfunções: incontinência urinária e fecal; incontinência de flatus (gases); dispareunia (dor durante a relação sexual); dor pélvica crônica.
O método Pilates se constitui de uma boa uma alternativa para o tratamento e a prevenção destas disfunções, pois se trata de um programa de treinamento físico e mental que leva em consideração tanto o corpo, como a mente em unidade. Dedica-se a explorar o potencial de mudança do corpo humano.
Por atingir a pelve, há também a participação do assoalho pélvico com contração muscular, pois durante o trabalho respiratório, essa região deve ser solicitada e contraída voluntariamente junto com os abdominais, associando esta contração à cada exercício realizado.
Dessa forma, os exercícios do Pilates não só auxiliam no condicionamento físico como são capazes de fortalecer a musculatura do assoalho pélvico prevenindo e tratando patologias como a incontinência urinária e dispareunia, tão comum e incômoda às mulheres atualmente.
Rua Grão Pará, 65
Menino Deus – Porto Alegre/RS
(51)3907.1303
h2studiopilates@yahoo.com.br