Pilates e o Assoalho Pélvico

A cada dia são aprimorados os conhecimentos sobre a atuação e eficácia do Pilates no tratamento e condicionamento de diversas estruturas do corpo. Dentre essas há o assoalho pélvico.

O que é assoalho pélvico?

O assoalho pélvico é formado por um conjunto de músculos, fáscias e ligamentos localizados entre o púbis e o cóccix.

assoalho pélvico

Função: estas estruturas são responsáveis pela sustentação dos órgãos pélvicos; controle da continência urinária e fecal e função sexual.

Principais disfunções: incontinência urinária e fecal; incontinência de flatus (gases); dispareunia (dor durante a relação sexual); dor pélvica crônica.

O método Pilates

O método Pilates se constitui de uma boa uma alternativa para o tratamento e a prevenção destas disfunções, pois se trata de um programa de treinamento físico e mental que leva em consideração tanto o corpo, como a mente em unidade. Dedica-se a explorar o potencial de mudança do corpo humano.

Por atingir a pelve, há também a participação do assoalho pélvico com contração muscular, pois durante o trabalho respiratório, essa região deve ser solicitada e contraída voluntariamente junto com os abdominais, associando esta contração à cada exercício realizado.

Dessa forma, os exercícios do Pilates não só auxiliam no condicionamento físico como são capazes de fortalecer a musculatura do assoalho pélvico prevenindo e tratando patologias como a incontinência urinária e dispareunia, tão comum e incômoda às mulheres atualmente.

small_c_popup.png

Agendar uma aula

Agende abaixo sua aula experimental. Ou ligue para (51) 3907.1303 e venha conhecer o nosso método.