Benefícios do Pilates

 

Queimar gordura, fortalecer os músculos, melhorar o equilíbrio e aumentar a flexibilidade são alguns dos benefícios do Pilates, que é uma modalidade muito completa e que promove a saúde e o bem-estar. Além disso, o Pilates traz benefícios não só para o corpo mas também para a mente, já que exige concentração, coordenação e controle entre a respiração e os movimentos realizados.

A técnica de Pilates trabalha todo o corpo, sendo que o abdominal, os glúteos e a região lombar são os principais músculos que são trabalhados durante os exercícios, que podem ser realizados no solo utilizando o peso do próprio corpo e alguns instrumentos simples como pesos, molas e bolas, ou usando aparelhos específicos de Pilates. As aulas são variadas e assim é mais difícil enjoar dessa atividade física, sendo por isso, especialmente indicada para pessoas que não gostam de rotina.

Esta técnica pode ser realizada por todos, incluindo grávidas ou durante a recuperação de uma lesão, porque os exercícios podem ser adaptados pelo instrutor do método às capacidades de cada pessoa. Assim, a prática regular do método Pilates:

Queima gordura e emagrece

O Pilates é uma técnica que ajuda a perder gordura localizada e a tonificar todo o corpo substituindo a gordura por massa magra. Embora todos os músculos sejam trabalhados, os do abdômen são os mais fortalecidos, ajudando a alcançar uma barriga definida.

No entanto, as aulas de Pilates não tem um alto gasto calórico e, embora possam queimar gordura, quem está muito acima do peso, além de complementar este programa de exercícios com exercícios aeróbicos como caminhar rápido ou correr, também precisa adequar a alimentação consumindo menos gordura e açúcar.

Fortalece o corpo e melhora a flexibilidade

O método de Pilates torna os músculos mais fortes e resistentes ajudando a evitar lesões, como dor no joelho ou a lombalgia, por exemplo. Além disso, os exercícios realizados não causam impacto, como a corrida, promovendo a flexibilidade força e a resistência dos músculos e tendões protegendo principalmente as articulações. Com o aumento da flexibilidade é possível realizar os exercícios e as atividades da vida diária com mais facilidade, mais força e de forma mais rápida, sendo por isso excelente para idosos, já que a flexibilidade vai diminuindo naturalmente com a idade.

Confira mais alguns benefícios do Pilates

Melhora a capacidade cardiorrespiratória

Otimiza o desempenho desportivo

Alívio de dor nas costas

Melhora da postura

Melhora a qualidade do sono

Aumento da força e resistência muscular